Mapeamento de Rotas RDC 430
A RDC 430 e suas atualizações através da RDC 653 traz em seu texto a obrigatoriedade de quem transporta medicamentos em realizar o mapeamento de rotas, mas como fazer o mapeamento adequado das suas rotas?
O mapeamento de rotas é necessário quando o transporte não possui um sistema de climatização adequado sendo necessário mapear através de um plano amostral diversos pontos críticos ao longo do seu processo de transporte.
Ao mapear uma rota será necessário identificar quais são os pontos de origem e quais são os destinos ou multidestinos dessa rota e possuir tecnologia necessária para mapear os nós logísticos ponto a ponto. Essa análise é fundamental para entender o comportamento de cada etapa do seu transporte para determinada rota e entender quais os planos de ação necessários para adequar esse transporte.
Um guia interessante para seguir o passo a passo para o mapeamento de rotas é o suplemento 14 do anexo 9 da WHO que falará sobre o tema como distribuição dos sensores, plano amostral, número de envios, determinação das rotas críticas, sazonalidade, intervalo de medição e elaboração de documentos.
É necessário ter o conhecimento adequado sobre análise de risco e gerenciamento de risco para colocar em prática um plano amostral robusto o suficiente ao seu processo.
Lembrando que o prazo de adequação, prorrogado pela RDC 653 já está em vigor desde 16/03/2023, portanto a sua empresa deve buscar realizar o mapeamento de rotas assim como as ações necessárias para o controle previsto no artigo 64.
Os profissionais da Qualifica atuam diretamente com o serviço de mapeamento de rotas RDC 430 e RDC 653.
Nós podemos te auxiliar com treinamento e assessoria necessária para realizar esse serviço.